17 de jul. de 2011

Mude



Descubra o poder da concentração em sua vida


Você não deve ter um pensamento no intelecto (na mente) e outro no coração. Os dois devem trabalhar juntos. Pergunte-se: O que está no meu coração?

Quando você vive conectado apenas com seu intelecto surgem muitos problemas.
Você fica preso nos defeitos dos outros, só se foca nos problemas e acaba se tornando pesado, pois você não está conectado com seu coração. Consequentemente você não será capaz de tolerar, de ser paciente e de perdoar.

O que devo fazer para que meu intelecto e meu coração trabalhem em harmonia?

Torne seu intelecto pacífico e tenha pensamentos elevados, como a gratidão, a misericórdia, o amor...

Você tem que trazer seu intelecto para outro nível, ou seja, o do coração.
Quando você começar a viver com o coração irá colocar seu "eu verdadeiro" no comando dos seus sentimentos, pensamentos e atitudes e não mais o seu "eu ego".

Por "eu verdadeiro" entenda quando o seu intelecto funciona conectado com o seu coração. Essa conexão lhe traz pensamentos e atitudes baseados na tolerância, na paz, na paciência e no amor.

E falar de "eu ego" refere-se aos pensamentos e atitudes baseados no julgamento, na crítica, na raiva, na separação, no ódio...

Nós ficamos muito envolvidos com a opinião das pessoas, com a escolha do mundo por muito tempo. Se alguém te elogia, você deve permanecer no estado de tranqüilidade, sentindo gratidão por ter tido alguma atitude do coração, ao invés de exaltar o ego, que vai alimentar o intelecto e, por sua vez gerar, o orgulho e a separação com o próximo.

Por outro lado, se alguém te insulta você deve manter a consciência de que está aprendendo algo. Mas se você carrega o insulto consigo, você, então, ficará cansado, pesado e poderá se sentir exausto.

O método para terminar com isto é você ficar introvertido e aumentar o poder de concentração.

Quando começar a experimentar o poder de concentração, verá claramente a diferença entre introversão e extroversão, a consciência do "eu verdadeiro" (alma) e consciência do corpo (ego), e terá o poder de deixar de lado o que não é benéfico para você e para o seu coração.

O poder de concentração é magnífico. Analogamente podemos associar esse poder ao vigiar que biblicamente Jesus mencionava nas escrituras: "orai e vigiai".

Com o poder de concentração você desenvolve o poder de discernimento e, a partir daí, passa a fazer escolhas conectadas com seu coração, ao invés do seu ego, que só julga e critica. Você verá claramente o que é certo e o que é errado. O seu intelecto ficará bem afiado, poderoso e conectado com seu coração.

E nesse momento, quando você pedir perdão para alguém, não será um perdão da boca para fora, mas do coração, do seu verdadeiro ser, que é só amor.

Ao vigiar seus pensamentos, isso lhe trará a introversão e consequentemente aumentará seu poder de concentração.

Somente ao se tornar introvertido primeiro é que você será capaz de desenvolver o poder de concentração.

Se você não praticar isso, você será influenciado e afetado por muitas pessoas e situações, pois estará dando poder para o mundo lá fora.

Através da concentração, você ganhará estabilidade.

Permanecer estável é viver na sua verdadeira identidade: um ser de paz, amor e ilimitado.

Afinal, somos filho do Criador.

Portanto, para agir segundo o coração necessitamos exercitar nossa capacidade mental no sentido de nos concentrarmos em nós mesmos. Não é algo que vai acontecer espontaneamente sem um trabalho, um esforço.

Texto do terapeuta Marcos Adriano Infantozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...