
Saiba como as cores podem mudar a sua casa e o seu humor!
As cores de tintas de parede não só colorem ambientes, deixando-os mais decorados, mas como também podem influenciar no humor das pessoas - às vezes, até de animais. É o que afirma a arquiteta Dani Barella, da BP Arquitetura+Design, parceira da Futura Tintas.
De acordo com ela, as cores podem ser usadas para estimular algo no indivíduo, mas depende de cada um. Portanto, uma cor pode não fazer o mesmo efeito em pessoas diferentes: "Afirmar que o ambiente transmite aos diferentes indivíduos as mesmas sensações, é muito relativo". Apesar disso, a análise de cores pelos arquitetos acontece considerando, primeiramente, o gosto pessoal de cada cliente. "Alguns estudiosos admitem que uma espécie de campo vibratório é emitido por cada uma das cores e dos seus tons, mas na arquitetura valem mesmo as cores de preferência do proprietário", afirma.
Há algumas dicas que ela dá com relação às cores: "Sempre aconselho que cores com muita vibração como o vermelho, roxo e azulão, não sejam utilizadas em ambientes de repouso ou de descontração, como em quartos e locais onde as pessoas se alimentam".
Após toda a análise, ela decide quais cores podem compor os ambientes da casa. "Existem pessoas que gostam de sensualidade no quarto, enquanto existem outras que preferem intimidade. Já as mais festeiras, se adaptam bem a ambientes que remetem descontração e, para trazer essa sensação, o uso de cores arrojadas é perfeito. As pessoas mais introspectivas preferem cores pastéis", diz Dani.
Veja abaixo algumas dicas da arquiteta!
Para quem é...
Muito calmo: "Eu colocaria uma cor ativa para ajudar esse indivíduo a melhorar seu comportamento, para isso servem as cores vermelho, azulão, e laranja forte. O ambiente deve ter luz em abundância para estimular a pessoa".
Hiperativo: "Eu sugiro as cores pastéis, que acalmam e trazem tranquilidade, como os tons pastéis de azul, amarelo e verde. O ambiente deve ter uma iluminação mediana, procurando acalmar a pessoa".
Ansioso: "O azul é uma cor suave que transmite calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Para este tipo de indivíduo muita luz traz ainda mais ansiedade, então é recomendado que o ambiente seja iluminado com meia luz".
Depressivo: "Cores alegres como o amarelo vivo, laranja médio, e o lilás. Quem é triste precisa de muita luz para movimentar a energia e aumentar a autoestima".
No geral, cores para...
Relaxar: tons pastéis, cores claras de azul, amarelo, lilás.
Melhorar humor e estimular: verde, vermelho.
Aumentar a concentração: variações de azul.
Depois das dicas, é só colocar cores em sua casa e, assim, em sua vida!
Viviam Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário