Hoje em dia, poupar energia não é mais uma questão de economizar nas contas, é uma obrigação com o planeta! Por isso aí vão algumas dicas para você fazer sua parte economizando energia em casa.
Na cozinha:
- Ao escolher sua geladeira verifique a capacidade ideal para sua família, pois quanto maior o volume maior o gasto de energia, todo modelo de geladeira vem com um adesivo com informações como o gasto de energia e outras coisas relevantes.
- Coloque sua geladeira longe do fogão e dos raios solares, assim você evita que ela trabalhe em dobro pra manter sua temperatura.
- Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e calçados, isso força o motor e exige mais energia.
- Reduza o “abre-e-fecha” na sua geladeira, acostume-se a tirar tudo o que vai usar de uma só vez, o mesmo vale na hora de guardar.
- Evite também guardar alimentos quentes na geladeira.
- No inverno, regule a geladeira para a posição de menos frio e faça o degelo quinzenalmente.
- A borracha de vedação da porta tem que estar em bom estado para evitar a fuga do ar frio, para saber se está tudo ok, faça um teste simples: Abra a porta e coloque uma folha de papel entre a borracha, feche a porta e puxe a folha, se ela sair a borracha está ruim, se ela ficar presa a borracha está boa.
- Deixe o eletrodomésticos que não são de uso constante, cafeteira, batedeira, microondas[...] torradeira fora da tomada, ligue-os só na hora do uso.
No banheiro:
- Limite o banho quente ao tempo mínimo necessário, nos periodos de calor deixe a chave de temperatura na posição “verão” a chave nessa posição economiza cerca de 30% de energia em relação a “inverno”.
- Procure limpar regularmente os orifícios de saída da água do chuveiro.
- Não tente reaproveitar resistências de chuveiros antigos que queimaram.
Em todos os cômodos:
- Sempre que possível aproveite a luz do sol, deixe cortinas e persianas abertas para a claridade entrar e adiar ao máximo a hora de acender as luzes dentro de casa.
- Evite pintar paredes internas de cores escuras, pois tintas escuras exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais eletricidade.
- Limpe regularmente as paredes, teto e pisos, uma superfície limpa reflete melhor a luz, e não se esqueça de limpar as lâmpadas, afinal a sujeira acumulada reduz a iluminação.
- Substitua cúpulas de abajur e luminárias amarelas e opacas por transparentes ou lâmpadas expostas que poderão ser de menor potência.
- Toda instalação elétrica tem um período de vida útil, por isso manutenção com um eletricista capacitado no sistema de iluminação e fiação ajudam na segurança e economia de energia.
- Nunca ligue muitos aparelhos na mesma tomada através de benjamins pois isso acarreta o aquecimento dos fios podendo causar um curto-circuito.
- Nunca deixe a TV ligada a toa muito menos durma com o aparelho ligado, o disperdício de energia é enorme.
- Ligue o ferro elétrico uma vez por semana e passe o máximo de roupa de uma só vez, isso evita ficar ligando e desligando o ferro a toda hora, o que gasta muita energia.
- Para máquinas de lavar roupa e louça, a regra é a mesma do ferro, quanto menos vezes funcionarem melhor, e deixe-os fora da tomada quando não estiverem em uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário