17 de jul. de 2011

Xô desperdício!



Soluções práticas para evitar o desperdício de alimentos em casa

Chega a ser contraditório, num país onde uma parte considerável da população vive no limite da miséria - de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 58 milhões de pessoas no Brasil vivem em situação de insegurança alimentar, enquanto outros 14 milhões simplesmente não têm o que comer - metade da produção ir parar, não no prato de quem não tem o que comer, mas no lixo.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas revela que 26 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora por dia no Brasil. Ainda de acordo com a FGV, em média, desde a plantação até chegar ao consumidor, perdemos 30% da produção de grãos, 35% das frutas e metade das hortaliças. O que comprova que o desperdício não é um problema único do consumidor que vê os produtos estragar antes de ser consumidos, mas uma questão mais ampla, que afeta diretamente os índices de desenvolvimento econômico do país e causa impacto na sociedade e no meio ambiente.

Algumas medidas consideradas simples podem ser tomadas para contribuir com a erradicação deste problema. Às vezes é difícil saber qual a quantidade exata de alimentos se deve fazer para não desperdiçar ou qual a melhor maneira de armazenar esses alimentos para conservá-los por mais tempo.

Sendo assim, a nutricionista Arlete Nagano, o dono do restaurante Josephine Bistrô Jesse de Andrade e o chef de cozinha Sergio Arno reuniram algumas dicas bem práticas:

Para conservação:

- Hortaliças: a melhor maneira de conservá-las é lavar bem, secar e guardar na geladeira. Deste modo, duram até uma semana.

- Frutas: devem ficar em lugares frescos e secos, mas nunca expostas ao sol. Também podem ser guardadas na geladeira, mas nas prateleiras inferiores.

- Legumes: podem ser armazenados na geladeira, em gavetas na parte inferior.

Para quantidades:

- Arroz: a quantidade ideal para quatro porções é uma xícara (chá).

- Feijão: 1 e ½ xícara (chá) rende quatro porções.

- Macarrão: calcule sempre 150g por pessoa, em média.

- Purê de batatas: cerca de seis batatas pequenas rendem quatro porções.

- Bife: um bife de contra-filé pesa cerca de 150g e em média, cada pessoa come um ou dois bifes.

- Strogonoff: 600g de carne rendem a receita para quatro pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...