
Existem pessoas que gostam de cozinhar e outras que não… Mas lavar a louça é unanimidade: ninguém acha divertido! Aliás, para a maioria das pessoas, lembrar da louça dificulta a inspiração na hora de cozinhar. Mesmo que você tiver uma máquina de lavar, dependendo da situação, uma panela mal-resolvida pode estragar todo o ciclo de lavagem da máquina.
Quem já não teve a experiência de pôr a panela de pipoca para lavar e colher da máquina copos engordurados? Para resolver essas questões, aí vão três dicas básicas para facilitar sua vida:
- Sujeira oleosa. Se você fez uma panela de pipoca ou fritou alguma coisa, é simples resolver: inicie a limpeza com o mínimo de água. Sendo o detergente um emulsificador de gordura, ele consegue dissolver a substância gordurosa que está na sua panela e não sai com água. Então esprema bem a água da sua buchinha, coloque o detergente nela e mãos à obra. Deixe a água apenas para enxágue.
- Sujeira grudenta. O exemplo típico da sujeira grudenta é a panela de arroz. Mas você não precisa ficar horas esfregando! Encha a panela com água cobrindo a parte suja e deixe esquentar o suficiente. Dependendo do grau de dificuldade, deixe ferver e/ou acrescente detergente à água.
Também vale passar levemente a colher quando se trata de “crostas”. Depois, escorra a água com o excesso de sujeira e aproveite um pouquinho da água quente para acabar de limpar o resto (misturando com água fria para não queimar as mãos, é lógico).
- Sujeira “impossível”. Depois de tentar as dicas anteriores (que com certeza ajudaram a amenizar a situação…), para tirar o restante só sobra uma coisa: a força bruta. Entretanto, para facilitar esse processo doloroso é que esfregar uma panela, tenha em casa um saponáceo em pó, que é uma espécie de detergente.
A diferença é que o fato de ser em grânulos, ele tem um poder abrasivo que ajuda nas limpezas difíceis e que o detergente líquido não tem. Contudo, não apele para a força bruta sem necessidade: lembre-se das dicas anteriores.
Agora que você já sabe o que fazer com a panela, está liberado para soltar a criatividade na cozinha, ou fazer uma pipoquinha sem drama.
Por Érica Marina
Redação Dona Giraffa
Nenhum comentário:
Postar um comentário